MATO GROSSO DO SUL - Nioaque

Nioaque - MS

       Nioaque é uma cidade de cerca de 15 mil habitantes, tendo poucos moradores na área urbana e maioria na rural. É uma cidade bem pequena e fica a 180 km da capital Campo Grande, 46 Km de Guia Lopes da Laguna, 49 km de Jardim, 105 km de Bonito, uma das cidades turísticas do MS com belos Balneários e lazer ao ar livre, e 234 km de Ponta Porã cidade fronteira com o Paraguai, com Shopping China e muito mais. É Guarnição Especial Categoria A, adicional de 20%. Voltagem é 110V e podendo ter 220V.
Clima: Tropical. Com verão bem rigoroso e o inverno também, mas somente no mês de Junho e Julho.
Custo de Vida: Os preços dos supermercados para comida básica é normal, mas dependendo dos gostos é muito alto. Enfim arroz, feijão, verdura, carne é baratérrimo. Quando morei eu fazia compras dos itens que não tinha em Nioaque ou era muito caro em Campo Grande no Extra ou no Atacadão ou em Jardim no Supermercado Frazão. Vestuário tem algumas lojas, o ideal é recorrer a cidade vizinha Jardim.
Serviços - Bancos: Existe uma agência do Banco do Brasil. A agência dos Correios conta com um terminal de atendimento do Banco Bradesco. A casa lotérica da cidade opera com terminal de atendimento da Caixa Econômica Federal.
Internet:
Telefonia:
Mercados:
Comércio:
Transporte Público:
Trânsito:
Rodoviária / Aeroporto: tem rodoviária, onde atua a empresa Cruzeiro do Sul e o aeroporto mais próximo é o da capital.
PNR: Não existe tempo de espera para oficiais, os pnr são ótimos, com quiosques no fundo (alguns bem arborizados e com churrasqueira). Para sgt infelizmente não sei informar o tempo, mas no mínimo 1 ano. São 21 casas para oficiais e 39 para praças.
Aluguel:
Imobiliárias:
Educação: Existem só escolas públicas de ensino fundamental e médio (municipal e estadual). Não existe colégio particular que oferece ensino médio ou profissionalizante.O ensino é muito precário,as esposas de militares recorrem a Jardim (49km) para seus filhos estudarem, algumas decidem colocar na escola pública Odete.
No ensino superior, tem a Uniderp Interativa com os seguintes cursos: Ciências Contábeis, Letras e Administração de Empresas. Não tem cursinho para concursos.
Emprego: sempre tem na educação e saúde que são os pontos que a cidade mais precisa de profissionais qualificados.
Saúde: O GAC dispõe de uma Seção de Saúde que presta atendimento médico à família militar, estando equipada com gabinete odontológico e um laboratório de análises, onde são realizados alguns tipos de exames. Na cidade existe um pequeno hospital APAMIN (Associação de Proteção Assistência a Maternidade e Infância de Nioaque), que está aparelhado para atender a execução de pequenas cirurgias, além de contar com aparelhos de raio X e ultra-sonografia. Porém, para atendimento com especialistas, Campo Grande supre as necessidades cabe ressaltar, também, que o HGeCG está localizado na Capital.
Lazer: Não tem muita opção, para se divertir tem apenas o Clube Militar Celon de oficiais, com piscinas e sauna, local que os militares se reúnem para confraternizações e lazer. E, para os praças, o Clube Militar GRESSAN. Nioaque fica próximo a Bonito (1h30, onde tem muitos balneários), a Jardim (40min, onde tem balneário e mais opção de comércio) e a capital, Campo Grande (quase 2h, onde tem shopping, cinema, atacadão, teatro, etc). Quem vai para descansar e curtir a natureza e gosta de calor é o lugar perfeito!!
Pontos Negativos: Saúde e Educação.
Pontos Positivos: Sempre digo Nioaque é um lugar para descansar e curtir a Natureza, se tem filho pequeno sem estar na idade escolar é o lugar perfeito,se tiver filho com idade escolar ou de ensino médio irá ter que recorrer a Jardim que é 49 km, bem pertinho são 40 minutos de estrada, ou optar pelo ensino precário das escolas públicas.
Hotel de Trânsito: São dois. É um para oficiais com 4 apartamentos e um de praças para 6 apartamentos, cada um no seu respectivo clube.
Quartel: 9º GAC (Centro).

9 comentários :

  1. Alguém sabe informar sobre a fila de espera do PNR para sargento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei por lá em 2011 e 2012, consegui pegar PNR no segundo ano, mas presenciei militares conseguindo no primeiro ano, pois abriram mão do trânsito. Mas uma coisa é certa, no segundo ano consegue-se PNR.

      Excluir
    2. Passei por lá em 2011 e 2012, consegui pegar PNR no segundo ano, mas presenciei militares conseguindo no primeiro ano, pois abriram mão do trânsito. Mas uma coisa é certa, no segundo ano consegue-se PNR.

      Excluir
  2. Para quem gosta de sossego é perfeita.

    ResponderExcluir
  3. ALGUÉM SABE SE TEM INTERNET?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim. Têm umas 2 internets na cidade que funcionam bem. E atualmente tem uma escolinha particular (cantinho do saber), muito boa por sinal.

      Excluir
  4. Alguem sabe se Jardim seria a cidade ideal nessas condiçoes para estudar, ex cursinhos preparatórios

    ResponderExcluir
  5. Atualizando informações de Nioaque:
    Cidade pequena com custo de vida alto. O clima durante o ano todo é muito quente, geralmente entre os 31° e 40°. Isso torna o uso do ar condicionado essencial para sobrevivência, mas a conta de luz não perdoa ( tem mês que pago R$650,00 fácil).
    Transporte público inexistente, somente mototaxi ou Taxi.
    A educação para Ensino Médio é muito ruim, e ensino superior somente a distância, existindo um polo da Unopar e Anhanguera na cidade. Porém das creches não tenho do que reclamar, pois possui boa estrutura e tempo integral, e também possui creches particulares no valor de 550,00 meio período.
    Emprego: infelizmente se você não possui ensino superior dificilmente conseguirá um bom emprego. Existe muitas vagas em mercado, porém o tempo de trabalho é bem puxado e por isso muitas pessoas trabalham pouco tempo nessa área. Únicas possibilidades de emprego é na área de medicina, pedagogia e enfermagem (mesmo assim com alguma peixada).
    Saúde: o quartel possui uma enfermaria que atende com dois médicos, dois dentistas e exames laboratoriais. Possui convenio com outros laboratórios, e recentemente conseguimos convênio com uma clínica em Jardim, cidade vizinha, que possui algumas especialidades a mais. Estão inaugurando agora uma maternidade e possui um hospital de pequeno porte(recente). Mas a saúde é muito precária, o que obriga por várias vezes o militar e sua família se deslocarem para Campo Grande (180 KM), que possui um hospital militar, para várias consultas ou especialidades. A cidade de Nioaque não possui especialidades básicas como Pediatria, fonoaudiólogo, ginecolosgista e etc. Infelizmente na área da saúde é muito precário.
    Lazer: Não possui variedades, apenas os clubes de oficiais e sargentos e uma praça para confraternizar( típico de cidade pequena). Possui um curso de água chamado "saltinho" onde os colegas se reúnem para se refrescar. Mas além disso somente nas cidades vizinhas com balneários em Jardim (40 Km), Bonito (80 Km) e Campo Grande(180 Km). Não possui pontos turísticos, mas a calmaria da cidade e a tranquilidade imperam nesse lugar. Se voce está acostumado com cidade grande e quer diversão e festas e pontos turísticos, nem se arrisque vir pra cá. Mas se você quer tranquilidade, paz e descanso vai se sentir em casa.
    Custo de Vida: alto pra uma cidade pequena. Legumes, verduras e frutas muito caros, devido a alta temperatura o ano inteiro. Aluguéis um pouco salgados no centro entre 800,00 e 1.200,00 reais. Em bairros mais afastados como São Miguel o aluguel é mais em conta e as casas super arrumadas e bonitas, porém estrada de terra. E infelizmente pouquíssimas casas com laje, apenas telha e forro, o que faz entrar água nos períodos de chuva. Inclusive as casas da vila são assim. Como eu disse custo de vida alto, por isso os 20%. Mas não se iluda com esse valor a mais, pois voce gasta quase o dobro disso para ter uma vida aconchegante aqui, principalmente por causa do Ar-condicionado.
    PNR - Tem casa sobrando para oficiais e praças pegam normalmente no segundo ano aqui. Já vi vários pegarem casa assim que chegam, depende do ano.
    Escala: Oficial de dia 6 ou 7, adj Of Dia: 16, a escala de sgt dia e Cmt Gda é dividida entre os 3° sgts (10 mais modernos guarda e os mais antigos Sgt Dia) ou seja 9 folgas na guarda e a escala de sgt Dia gira em torno dos 12 mais ou menos. Agora os 2° Sgt (sem CAS) subiram para escala de Adj Of Dia.

    Pontos negativos: Calor excessivo, muitos casos de escorpião nas vilas (so achei umas duas vezes em 5 anos, só manter os ralos fechados) e sapos. Custo de vida alto, saúde precária e pouco lazer.

    Pontos Positivos: Paz, tranqulidade, quartel no centro, próximo de quase tudo, clima de trabalho agradável. E o céu mais bonito que eu já vi, principalmente no entardecer.

    Resumo: Local pequeno que voce gasta bem, mas dá pra viver bem se voce não focar só nos problemas. E se tudo der errado, no segundo ano voce pede pra ir embora e mata sua cota na fronteira. aquele velho ditado, venha com o coração aberto...

    ResponderExcluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.