SÃO PAULO - Barueri

Barueri - SP

     Barueri é uma cidade da Região Metropolitana de São Paulo e um dos principais centos financeiros do estado. Está distante 36 km da capital paulista e sua população é de cerca de 250 mil habitantes. É guarnição comum e a voltagem é 110V.
Clima: Oscila pouco ao longo do ano, não apresenta aquelas temperaturas extremas que a gente vê no sul. Frio mesmo, só quando aparece alguma frente fria violenta vinda do sul. Calor forte no meio do ano, quando a umidade do ar também cai bastante. De manhã, sempre aquele friozinho comum da madrugada. Na hora do almoço, na maioria dos dias, já está quente. Chuvas fortes no início do ano, com risco de enchentes em diversos lugares da região metropolitana, portanto é bom tomar cuidado.
Custo de vida: 
Bastante alto. Alugueis exorbitantes! Porém, conforme vou falar na parte de serviços, a cidade também tem suas vantagens. Outra coisa que pega é o gasto com transporte, que fica bastante inflado por conta do alto custo dos estacionamentos e da grande quantidade de pedágios no estado de São Paulo. Estragam a vida de quem curte viajar.
Serviços: Barueri foi eleita pela FIRJAN como a melhor cidade do país, considerando saúde, educação e emprego. Ocorre, na verdade, que o município é bem pequeno e dentro dele está a maior parte dos bairros de Alphaville e Tamboré, importantíssimos centros elitizados da grande São Paulo. Como a arrecadação municipal se torna absurda para o tamanho do município, todas as repartições municipais recebem da prefeitura recursos suficientes para funcionar bem e acabam enchendo os olhos. O pronto socorro infantil parece sede de empresa. O SAMEB oferece exames e atendimento com qualidade de hospital particular (porém com grande demanda, também, o que gera filas). Ouvi dizer que nas escolas municipais a prefeitura chegou a dar ovos da Cacau Show para os alunos na época da Páscoa. De uma maneira geral, o município como um todo é muito bem cuidado, com obras de urbanismo que chamam a atenção pelo capricho. Quando se anda em Alphaville pela primeira vez, tem-se a impressão que você está em outro país.
Rodoviária/ Aeroporto: Os mais próximos são os de São Paulo, mesmo. Terminal do Tietê, na zona norte de SP, da Barra Funda, na zona Oeste; tem o aeroporto de Guarulhos (que fica do outro lado de SP), e o de Congonhas (que é mais próximo, mas que por ficar dentro de SP normalmente tem os voos mais caros). Há que se considerar também o aeroporto de Viracopos, em Campinas, que embora esteja a 90 km pode ser uma opção interessante em dias de congestionamento da marginal. Bom pra quem prefere viajar pela Azul, que é sediada lá.
Transporte Público: 
Uma linha da CPTM passa dentro de Barueri, com estações bem próximas do AGSP e do 22º BLOG ("próximas" do ponto de vista da NASA). Há uma estação bem de frente para o 20º GAC L e para o 22º DSUP, também. Essa linha (a que corta Barueri) passa também por Osasco e se encerra na Barra Funda, onde se interliga às demais linhas da CPTM e do Metrô. De Barueri pra Barra Funda, leva-se de 30 a 40 min.
Trânsito horrível. Até você se acostumar aos horários e locais onde sabe que poderá trafegar, demora um pouco. "Rodízio" é um termo que passa a ser importante na sua vida. Houve dias em que demorei 1h20 para chegar ao meu quartel (moro em Osasco, sem trânsito eu já fiz o mesmo percurso em 18min). Hoje, que conheço um bom caminho, gasto em média 30 min. É um fator que estraga consideravelmente as vantagens de se morar em São Paulo. Uma vez, quando fui a Resende, gastei 3 horas só para chegar à Dutra. É tenso meeeesmo, acredita (mas isso eu já comento levando em conta que ninguém vai querer se resumir em Barueri a vida inteira, e que provavelmente irá circular bastante pela capital).
Saúde: Além dos hospitais municipais também existe um posto de atendimento do FUSEX dentro do AGSP (PMGu), que ofereceu um bom atendimento todas as vezes que precisei. Existe também o HMASP, além dos inúmeros hospitais de SP, Osasco e Alphaville, para os quais o FUSEx encaminha. Recentemente necessitei realizar uns vinte e tantos exames para uma seleção de curso e em menos de um mês consegui quase todos.
PNR: 
Há uma divisão no número de PNR de acordo com as OM da Guarnição, mas a oferta, como em todas as cidades, é muito menor que a demanda. Para praças a demora é muito grande, acho que uns 7 anos. Para oficial a situação é bem melhor, pouco mais de 1 ano, normalmente. Aliás, os PNR de Barueri e Osasco são tidos pelo EB como sendo da mesma guarnição, embora exista uma Carapicuíba inteira entre as duas cidades.
Aluguel: 
Aluguel de kitnetes simples podem chegar a R$1.000,00. Quem precisa de imóvel com dois quartos e garagem a preço acessível não consegue dentro do município, tendo que alugar nas cidades vizinhas (Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco...).
Imobiliárias:
Educação: Não tem Colégio Militar. Para quem tem filhos pequenos, tem creches públicas que parecem particulares. Os colégios possuem ensino de manhã normal e a tarde curso técnico.
Ensino Superior:
Emprego:
Lazer: Tudo, para todos, quando e onde da maneira que quiser. Só não tem praia, mas pra isso existe a baixada santista. Muitos passeios e programas a serem conferidos, várias ruas temáticas com comércio especializado. Parque do Ibirapuera, Hopy Hari, Wet'n'Wild, Bairro da Liberdade, 25 de Março, Santa Ifigênia, Bom Retiro, Brás, Shoppings até você ficar enjoado, teatros, bares, exposições, shows, festas. Até pra quem quiser conhecer emissoras de TV e assistir programas ao vivo é uma boa, basta conhecer alguns caravanistas. Mas voltando ao aspecto das opções de lazer, é bom tomar cuidado com os gastos de transporte e os flanelinhas, que são terríveis.
Pontos Negativos:
Hotel de Trânsito
: não tem, apenas em Osasco.
Quarteis: 20º GAC L (Jardim Belval), 22º BLogL (Fazenda Militar), 22º DSup (Jardim Belval) e AGSP (Centro).

Fonte: http://www.facebook.com/groups/cidadeinteressemilitar/doc/350849865017674/

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.