Voltagem: 110 ou 220?!

      Hoje estava vendo um comentário de uma membro no grupo para que cada um postasse a voltagem de sua cidade e tive a ideia de falar sobre isso aqui no blog!
      Muitas das vezes nem damos importância a isso, não é mesmo? Mas quando chegamos no novo destinos e nos damos conta de que teremos que trocar todos nossos eletrodomésticos ou eletrônicos (ou pior, quando queimamos algumas coisinhas...) é que vem aquela dor de cabeça!
        Algumas pessoas optam por vender todas suas coisas, já outras são extremamente apegadas com tudo e não querem se desfazer de nada, ainda que tenham que mandar mudar toda a voltagem da casa (quando isso é possível - lembrando que em algumas cidades e, dentro destas, em algumas casas/vilas, encontram-se os dois tipos de tomada, ou você pode optar pela que melhor lhe convir, mas isso é exceção) ou comprar vários transformadores de energia (o que também pode ser uma boa opção). O maior "bizu", sem dúvidas, é a compra de aparelhos "bivolt", aqueles que são adaptáveis aos dois tipos de voltagem, contudo, não são todos os tipos de aparelhos que podem ser assim.
       Como a maioria já sabe, há dois tipo de voltagem no Brasil: 220 V e 110 V (que na verdade é 127 V). Assim sendo, aqui vai uma lista das voltagens dos estados e das cidades que possuem quarteis:


ESTADO
CIDADE
VOLTAGEM
ACRE
Cruzeiro do Sul e Rio Branco
110 V
ALAGOAS
Maceió
220 V
AMAPÁ
Macapá
110 V
AMAZONAS
Barcelos, Humaitá, Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.
110 V
BAHIA
Ilhéus, Feira de Santana Paulo Afonso e Salvador.
110 V
Barreiras
220 V
CEARÁ
Crateús e Fortaleza
220 V
DISTRITO FEDERAL
Brasília
220 V
ESPÍRITO SANTO
Vila Velha
110 V
GOIÁS
Aragarças, Cristalina, Formosa, Goiânia, Ipameri e Jataí.
220 V
MARANHÃO
Imperatriz e São Luís
220 V
MATO GROSSO
Cáceres, Cuiabá e Rondonópolis.
110 V
MATO GROSSO DO SUL
Amambaí, Aquidauana, Bela Vista, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Miranda, Nioaque, Ponta Porã, Porto Murtinho e Três Lagoas.
110 V
(podendo ser 220V na maioria das cidades)
MINAS GERAIS
Belo Horizonte, Itajubá, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Santos Dumont, São João Del Rei, Sete Lagoas, Três Corações e Uberlândia.
110 V
Araguari
220 V
PARÁ
Altamira, Belém, Itaituba, Marabá, Santarém e Tucuruí.
110 V
PARANÁ
Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Lapa, Palmas e Ponta Grossa.
110 V
Guarapuava e Rio Negro
220 V
PARAÍBA
Bayeux, Campina Grande e João Pessoa.
220 V
PERNAMBUCO
Garanhuns, Jaboatão, Olinda, Petrolina, Recife e São Bento do Una.
220 V
PIAUÍ
Picos e Teresina
220 V
RIO DE JANEIRO
Campos dos Goytacazes, Itatiaia, Macaé, Niterói, Paracambi, Petrópolis, Resende, Rio de Janeiro e Valença.
110 V
RIO GRANDE DO NORTE
Caicó e Natal
220 V
RIO GRANDE DO SUL
Porto Alegre e Rio Grande
110 V
Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Butiá, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Dom Pedrito, General Câmara, Ijuí, Itaara, Itaqui, Jaguarão, Nova Santa Rita, Pelotas, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Gabriel, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Sapucaia do Sul e Uruguaiana.
220 V
RONDÔNIA
Guajará-Mirim e Porto Velho
110 V
RORAIMA
Boa Vista
110 V
SANTA CATARINA
Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages, São Miguel d’Oeste, Três Barras e Tubarão.
220 V
Porto União
110 V
SÃO PAULO
Barueri, Campinas, Guarujá, Itu, Lorena, Osasco, Pindamonhangaba, Pirassununga, Praia Grande, São Vicente e Taubaté.
110 V
Caçapava, Jundiaí, Lins e São José dos Campos.
220 V
SERGIPE
Aracaju
110 V
TOCANTINS
Palmas
220 V

      Como destacamos, no estado do Mato Grosso do Sul, a maioria da cidade apresenta as duas voltagens. Outras cidades do país também são assim (maiores informações nos documentos de cada uma). Em certos locais, há a possibilidade de solicitar a troca de energia na empresa elétrica, o que pode ser um bom investimento.
      Esperamos que o post de hoje seja bastante útil e pedimos que nos contatem caso haja algum equívoco. Obrigada e até a próxima!

(Clique AQUI e veja o arquivo original)

26 comentários :

  1. Gostei de encontrar o tema diferenças de voltagem nos diferentes Estados brasileiros.
    Foi exatamente oque eu precisei.
    Parabéns por colocar assunto útil na internet.
    Gde abraço,

    Regina

    ResponderExcluir
  2. A voltagem em Jundiai é 220V. Cuidado!

    ResponderExcluir
  3. A voltagem em Uberlândia em geral é 220v. Mas, também tem 110v e da minha casa por exemplo é mista.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. Quero relatar que sobrevivemos a quase 2 anos em Itaqui sem substituir nenhum dos nossos eletrodomésticos 110v. Alguns de muito valor sentimental. (rsrs). Compramos 2 transformadores no mercado livre, cerca de 250, 00 cada. O único inconveniente foi ter que puxar extensões de vez em quando, mas não foi tão ruim assim.

    ResponderExcluir
  5. gostaria se em balsas maranhao existe rede 110 pois a maioria e 220

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe dizer se tem como fazer com que uma casa que é 110v seja 220v ou tenha algumas tomadas 220v?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM, COM CERTEZA, PODE COLOCAR TOMADAS 220 OU VICE VERSA, SÓ MUDAR PARA BIFÁSICA. E COLOCAR ALGUMAS TOMADAS.

      Excluir
    2. Boa tarde, sei que já faz tempo a pergunta mas segue uma resposta um pouco mais técnica, para fazer essa transformação primeiramente a entreda da energia elétrica na casa deve ser bifásica (ou seja, receber duas fases em 127V), caso não seja primeiramente seria necessário solicitar a alteração do fornecimento de energia.
      Agora a explicação (um pouco simplificada) sobre a ligação das tomadas. Normalmente as tomadas são alimentadas com um fio neutro e uma fase (que pode ser fornecida em 127V ou diretamente em 220V como no estado de SC), nos locais onde o fornecimento é feito em 127V cada fase, é possível montar uma tomada 220 V utilizando fazendo a ligação das duas fases na tomada ao invés de uma fase e o neutro, mas lembre-se, é necessário que sejam duas fases distintas fornecidas já pela companhia elétrica, caso seja utilizada apenas uma fase em duplicata, ocorrerá um curto nos equipamentos podendo prejudicar toda a rede na casa e não apenas o equipamento específico.
      Lembre-se que sempre se deve consultar/contratar um profissional habilitado para efetuar esse tipo de modificação devido aos riscos existentes.
      Obs.: Caso a alimentação fornecida pela companhia elétrica já seja 220V em cada fase as únicas opções seriam a instalação de transformadores nos pontos realmente necessários (recomendável) ou a colocação de um transformador muito caro entre o relógio de leitura e o disjuntor geral, porém caso seja feito isso, deve-se também verificar toda a instalação elétrica (fiações e disjuntores) para verificar se estariam adequados a trabalhar em 127V sem riscos de desarmes e incêndios, e isso faria com que o custo ficasse mais alto ainda e definitivamente não valeria a pena efetuar essa troca.

      Excluir
  7. Saberia me dizer se uma casa 220 pode ser transformada em 110

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível, mas transformar inteiramente uma instalação monofásica 220V em 127V ficaria muito cara devido ao preço do transformador. É mais viável você pode utilizar um pequeno transformador para abaixar a tensão de 220V para 127V alimentando os equipamentos mais caros. . Televisores, computadores e demais equipamentos eletrônicos em sua maioria ou fazem a conversão automaticamente ou possuem uma chave seletora de tensão. Apenas a geladeira e o forno de micro-ondas e algumas máquinas lavadoras de roupa é necessário o uso do transformador. O chuveiro pelo preço e potência consumida vale a pena comprar outro.

      Excluir
    2. Justiniano Carnero14 de maio de 2017 19:45

      Muito obrigado caro amigo

      Excluir
  8. Oi, eu estou aqui em Aparecida de Goiânia qual e voltagem daqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tensão em Aparecida de Goiânia e em Goiânia e na maioria do estado de Goiás é 220V.

      Excluir
  9. Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro, é 220 volts. Cuidado, pois a informação acima menciona o Estado do Rio de Janeiro como sendo 220 volts.

    ResponderExcluir
  10. Porto União-SC tem as duas voltagens, 110 e 220, você escolhe.

    ResponderExcluir
  11. Por gentileza, acrescentem nesta tabela que a cidade de Santos, no Estado de SP e a vizinha Cubatão só tem a voltagem 220, obrigada

    ResponderExcluir
  12. sao jose em santa catarina é 220 ou 110?

    ResponderExcluir
  13. Obrigada por postar essas informações. Foi de grande utilidade para mim .valeuuuuuu!

    ResponderExcluir
  14. OLá, Farroupilha RS é 220 ou 110? Bgd

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde! Araxá, qual e a voltagem?

    ResponderExcluir
  16. Muito útil esse post. Moro no MS e planejava me mudar para São José dos Campos, tenho tudo de eletrodomésticos e todos 110. Alguém sabe me dizer se em São José dos Campos é bifásico? Se for, fica viável a alteração, do contrário terei que rever minha escolha.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde!

    Qual a voltagem da Cidade de Maracanau-Ce?

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente Aqui!
Não esqueça de se identificar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.