Hotéis de Trânsito

    Se você ainda não sabe o que é um Hotel de Trânsito, fique tranquilo porque em algum momento da sua vida você saberá! Rs. Os Hotéis de Trânsito são hotéis administrados por organizações militares (quartéis) para atender, principalmente (mas não exclusivamente), o militar que está sendo transferido para a guarnição (cidade). Ele, normalmente, é um hotel bem mais modesto e consideravelmente mais barato que os demais e serve como "base" na nova cidade para você começar a organizar a vida.
Hotel de Trânsito de Santa Maria. Fonte: TripAdvisor
     É claro que você não precisa ficar num hotel de trânsito quando chegar, mas muitos optam por isso para terem tempo de procurar casa e tudo mais pagando bem menos do que num "hotel comum". Na verdade, se você pretende ficar em um hotel de trânsito, é bom reservar com bastante antecedência, pois eles costumam lotar rapidamente - ainda mais na época de saída e chegada dos quarteis.
     Infelizmente, não é em toda cidade que há hotel de trânsito, mas, por vezes, mesmo quando não há hotel, o quartel disponibiliza uma Casa de Hóspedes, Casa de Apoio ou algo parecido. Então, a dica é buscar essas informações no site da OM e ligar antes para verificar a respeito. Mas, se não tiver nada mesmo, não se desespere, é comum os quarteis indicarem e, talvez, até terem convênio com algum hotel da cidade, cheque isso também.
Casa de Hóspedes, Santarém/PA. Fonte: Site 8º BEC.
    Esses hotéis são divididos, quanto à sua destinação, em: para praças, para oficiais e mistos. E o valor da diária vai variar de acordo com o posto/graduação do militar. Além disso, também podem se hospedar nesses hotéis militares de outras Forças (assim com os do Exército também, via de regra, podem se hospedar nos hotéis da Marinha e da Aeronáutica) e dependentes de militares.
    Bom, do mais, cada hotel estabelece suas normas. Aqui vai uma planilha resumida das informações divulgadas na internet: CLIQUE AQUI PARA BAIXAR. Mas lá no site MILITAR tem um link muito bom também, que mostra, ainda, os Hotéis de Trânsito das Forças Auxiliares (Polícias e Bombeiros).
     Além disso, no site das Forças, é possível encontrar os dados e contatos dos hotéis:
Hotéis de Trânsito do Exército.
Hotéis de Trânsito da Força Aérea.
Hotéis de Trânsito da Marinha.

OBS: Como falamos acima, a destinação não é exclusivamente para militares transferidos, mas sim em trânsito de uma forma geral. Ou seja, se você estiver viajando e quiser parar em um deles, também pode, só observe a dica anterior de reservar com antecedência, pois eles costumam lotar.